Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
Enquete
Você gostou do site?
Sim
Não
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (1275 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



2017 O ANO DA

NOVA PARTIDA 

 

 

 

 

 

 

Aula de Língua Japonesa

Todos os domingos 

14h ~16h

Contato: 98841-8298

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- A tenrikyo visa o mundo de vida plena de alegria e felicidade, através da salvação mútua.

- Sem a salvação mútua não existirá felicidade.

 


Separação conjugal
Separação conjugal

O casamento não se efetiva fortuitamente com os fatos da vida presente como a mera preferência dos próprios protagonistas, assim por dizer, há o trabalho de algum elemento inato. Ainda, se não tiver consciência disso, logicamente não haverá paz e tranqüilidade durante a curta vida, bem como pelas vidas futuras. No casamento, acompanha o fato de parir e criar os filhos, por isso, é considerado como um grande acontecimento que abrange todas as gerações ou vidas futuras.

Contudo, nem sempre corresponde exatamente à afirmativa de que se casam ou unem as pessoas de caráter ou gênio semelhante. Assim com é ensinado na Tenrikyo "dois em um é a razão celeste", (OFUDESSAKI, 2000, p. 56) a intenção divina é combinar levando em consideração o destino comum de ambos que, visto dos olhos humanos, parecem ter caracteres ou gênios mutuamente opostos. Na Tenrikyo, não há a idéia de excluir aqueles que têm características diferentes de si. Hoje, existem muitos casos de divórcio, cuja uma das causas é a incompatibilidade de gênios, entretanto, a Tenrikyo considera antes tal incompatibilidade como um fato lógico e, mais preferivelmente, procura ler nisso a tarefa divina para promover o aperfeiçoamento mutuo da personalidade.

A separação conjugal, nada mais é do que uma semente considerada negativa, plantada geralmente nas vidas passadas ou até mesmo na presente vida por ambos, e que em algum determinado momento brotará para que o casal conscientize do que já foi plantado, e tentar reverter à situação, no qual na Tenrikyo é dito como limpeza espiritual (ONO, 1998).

As causas mais conhecidas de separação conjugal, como a perda do amor, a presença de um relacionamento extraconjugal, o esfriamento sexual, as brigas constantes, a interferência dos sogros, a falta de dedicação ao casamento, fatores psicológicos e tantos outros que propiciam um desajuste conjugal, são também considerados como sementes negativas que brotaram de acordo com as respectivas predestinações que cada individuo possui em seu espírito. Portanto a causa principal do divórcio não está em fatores objetivos ou subjetivos, e sim em fatores que estão ligados diretamente com o espírito. "Tanto o realizar é predestinação como o não realizar é predestinação. Quão intensamente se deseje efetuar, não se realiza, ou se realiza mesmo que não o queira; isto é predestinação" (OSSASHIZU, 1894, p. 87).

Estas palavras explicam o quanto é imenso está força da predestinação em nossa vidas. "Tenho dito que a predestinação é o caminho do espírito" (OSSASHIZU, 1907, p. 102). Não só a desunião conjugal, mas as desgraças inesperadas, doenças e demais infortúnios são efeitos da predestinação negativa. Para a Tenrikyo, a ação completa da separação conjugal é avaliada como um corte ou uma fenda que se constrói na relação homem e mulher. Por meio deste corte se estende uma série de problemas tanto para o casal como para os filhos. Os filhos porque não é só a característica somática denominada de genes que são transmitidas de pais para filhos. O espírito do casal concede filhos de acordo com esse espírito. Por exemplo, se considerar o espírito do casal como semente, terão filhos dignos dele. Esse espírito não se refere ao do posterior ao matrimônio. Em sentido mais amplo, diz da perspectiva de toda a história de um ser humano. Assim, os filhos são a projeção de toda a personalidade dos pais e, nesse sentido, os pais e filhos são um só corpo. A influência dos genitores continuam durante o processo de crescimento dos filhos e não é um fator superficial de mera consangüinidade (NISHIYAMA, 1975).

O corte feito pela separação dificilmente se consegue interligar as pontas cortadas, pois a tendência é avançar cada vez mais aos extremos. Bem como se compararmos a natureza, uma vez plantada somente uma semente, o processo é aumentativo, ou seja, a tendência é colhermos uma grande quantidade de frutos. Nada diminui no ambiente natural. O mesmo acontece com uma semeadura que gerou um corte perante a estrutura da lei da natureza. Este corte produzirá conseqüências extremamente alarmantes para a família. Nas colheitas a intenção divina orientará mostrando-lhes sinais no corpo e no estado de coisas em forma de enfermidades e outros problemas, para que se perceba e reformem os erros espirituais resultantes das cogitações humanas. O exemplo de enfermidades causado por acúmulos de sementes negativas relacionadas ao divórcio é: para o homem serão, câncer de próstata, aids entre outros. Para a mulher serão câncer de mama, câncer de útero, etc. Nos Hinos Sagrados há a seguinte estrofe:

 

Assentai o espírito de ambos em harmonia.

Então, se realizará o que quer que seja.

                                                                      HS. IV-2

Isso ensina que se o marido e a mulher se empenharem na fé com espírito de paz e harmonia com a razão da natureza e de ajuda mútua, certamente terão a imensa alegria de ver a providência divina tornam-se mais generosa e nítida ao receberem a sua graça e proteção até onde nem esperavam.

Nada adiantará se julgarmos ou culparmos alguém por condutas que nós mesmos praticamos e dizer que são coisas da vida. Normalmente culpa-se o "diabo" ou não se acredita em algo maior que possa estar por trás de tudo que acontece neste planeta. Jogamos tudo que nós temos para ser feliz, mas não sabemos a verdadeira felicidade estabelecida pela natureza e nem o que significa a palavra felicidade.

A salvação mútua do casal tem uma influência que não é pequena sobre a vida plena de alegria e felicidade do mundo. Em outras palavras, quão bem sucedidos sejam na sociedade, se o espírito de ambos não se estabelecerem em harmonia, nada irá prosseguir